

Caminhando pelos supermercados, você deve ter notado nos últimos anos o aumento significativo e constante das opções de alimentos à base de plantas. Hambúrgueres, salsichas, nuggets, almôndegas, linguiças e até leite: desenvolvidos totalmente à base de vegetais, esses produtos estão ganhando cada vez mais espaço na casa dos consumidores que querem explorar ao máximo a versatilidade e o valor nutricional das plantas.
Essa mudança notável nas prateleiras do mercado é um reflexo de um movimento estratégico feito pelos fabricantes do setor. O objetivo: acompanhar o aumento do consumo de vegetais, tendência principalmente entre consumidores jovens e diversificados, segundo estudo do Good Food Institute.
Uma pesquisa de mercado realizada pela YouGov em parceria com a rede WholeFoods, mostrou que se alimentar bem é tendência entre os millennials: mais da metade (63%) estão tentando incorporar esse tipo de alimento às suas dietas. Só nos Estados Unidos, os produtos plant-based representam um mercado de R$7,4 bilhões, crescendo 3x mais do que as vendas gerais de alimentos no país e registrando um aumento de 54% em 3 anos, segundo o mesmo estudo do Good Food Institute.
Os variados produtos feitos à base de plantas surgem para oferecer mais opções àqueles que querem expandir o consumo de produtos do tipo, reduzindo o consumo de carne e outros alimentos de origem animal. O mercado plant based segue estudando novas formas de explorar o potencial das plantas. Em 2021, o leite à base de plantas foi o segmento com mais destaque no mercado norteamericano, registrando US$2,6 bilhões em vendas.
O veganismo, mais do que uma dieta, é um estilo de vida: exclui totalmente alimentos e produtos que tenham ou sejam desenvolvidos com insumos de origem animal, além de repensar toda a cadeia produtiva daquilo que é consumido, incluindo roupas, cosméticos, medicamentos, produtos de limpeza e bebidas alcóolicas, com o objetivo de reavaliar a exploração animal e de recursos naturais.
Em contrapartida, a plant-based tem como objetivo explorar os benefícios dos vegetais para a saúde. Escolha comum de muitos jovens que buscam uma alimentação mais saudável hoje em dia, a dieta plant-based, diferente da vegana, diz respeito a mudanças e adaptações apenas na alimentação, sem a necessidade de repensar o uso de determinadas roupas, cosméticos, medicamentos, entre outros.
Na hora das compras, porém, o consumidor vegano e o consumidor plant based podem ter um carrinho parecido, mas não igual. Isso porque o vegano não elimina, necessariamente, os processados e ultraprocessados de sua alimentação, enquanto o plant-based busca cada vez mais reduzir o consumo desse tipo de alimentos para priorizar as opções in natura.
Além disso, você jamais verá um produto de origem animal nas sacolas de compra de um vegano, mas pode acabar vendo entre nas de um consumidor planta-based, porque para praticar esse tipo de dieta, não é necessário eliminar totalmente o consumo de alimentos de origem animal, apenas reduzi-la significativamente. E fica a dica: produtos plant-based podem ser veganos, mas isso não é via de regra. Por isso, leia sempre bem a embalagem antes de comprar.
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